Pages

HOMILÉTICA: A ARTE DE PREGAR



Estive no dia 23 de maio na cidade d São Mateus,no Espírito Santo,lecionando o curso de homiletica, A arte de pregar.

Estarei postando alguns estudos nessa área.Trabaharemos algumas areas como: A definição da homiletica, os cuidados para falar em publico, tipos de voz, o raciocínio , estilo, expressão corporal , analise geral do sermão, etc.

A palavra HOMILETICA deriva do grego homiletica,que significa "o ensino em tom familiar". No grego clássico temos a palavra homilos - multidão, assembleia do povo - e o verbo homileo que significa conversar. De homileo adaptou-se o termo homilia. Foi a partir da raiz, homiletike, que passamos a entender a forma de pregação dos apóstolos no primeiro século da era Crista.

1 -PREGAÇÃO - "Transmissão da verdade divina para persuadir", e também a aplicação das emocoes e dos pensamentos pessoais do próprio orador aos ouvintes; o poder de impor suas emocoes, sentimento e inteligência ao seu semelhantes..

.Propósitos de Pregação -E de transmitir a a verdade divina através da personalidade humana para a vida eterna.

2 - CONCEITO DE HOMILETICA - Ciência e arte de transmitir o significado e a importância do texto biblico, sob forma de pregação. Ela aplica os princípios da oratória, da eloquência e da retórica para que haja, na preparação e comunicação do sermão, clareza de ideias, lógica nos pensamentos, melhor inter-relação dos pontos expostos com o tema central e facilidade para cronomentar o tempo do sermão.

3 - FINALIDADE DE HOMILETICA - Mostrar aos que são pregadores leigos como preparar e apresentar sermões de maneira mais efetiva. O estudo de homiletica abrange tudo o que tem a ver com a preparação de praticas se sermão.

Todo pregador deve ter em mente o significado e a importância dos três elementos chaves da homiletica citados: Oratória, Eloquência e Retórica.

A Oratória e a arte de falar em publico com a finalidade de persuadir e comover os ouvintes.Entre as faculdades que mais contribuem para o êxito da persuasão esta a eloquência, que e o poder de persuadir por meio da palavra e do gesto.

A Retórica que e o estudo teórico e pratico das regras que desenvolvem e aperfeiçoam o talento natural da palavra. E o esforço para ajudar a eloquência do pregador, se ele não a tem. E possível ao pregador ter boa retórica, sem ser eloquente.Portanto a retórica e o conjunto de regras que aprimoram a eloquência e da a pregação(discurso) uma forma primorosa.

Os três elementos importantes que devem ser claramente entendidos, dentro da homiletica são:

. DOM NATURAL DA PALAVRA que vem de Deus;

. CONHECIMENTO, que e adquirido pelo estudo concentrado e consciencioso da Bíblia e dos ensinamentos seculares adquiridos nas escolas e etc..

. A HABILIDADE: que e o aproveitamento do Dom e do conhecimento aplicados na pregação.

0 comentários: