Pages

Porque os meus sonhos e projetos nao se concretizam

PROJETO BABEL

Longe de ser um enigma, muitos esboços de projetos que não conseguimos concretizar estão permeados por uma serie de erros que cometemos ainda na elaboração dos mesmos. Muitas pessoas se atropelam em seus sonhos, aspirações e desejos porque não conhecem a lei Áurea que rege as concretizações de seus projetos. É lógico que a linha de raciocínio estabelecida neste comentário terá como base a Bíblia Sagrada. Quero compartilhar com vocês um texto da palavra de Deus que se encontra em Gênesis capitulo 11 do versículo 1 ao 9 que tem por título A TORRE DE BABEL. “1 Ora, em toda a terra havia apenas uma linguagem e uma só maneira de falar. 2 Sucedeu que, Partindo eles do oriente, deram com uma planície na terra de Sinar; e habitaram ali. 3 E disseram unas aos outros: Vinde, façamos tijolos e queimemo-los bem. Os tijolos serviram-lhes de pedra, e o betume de argamassa. 4 Disseram: Vinde, e edifiquemos para nós uma cidade e uma torre cujo tope chegue ate aos céus e tornemos célebre o o nosso nome, para que não sejamos espalhados por toda a terra...” Após muito tempo de estudos dedicados a esta passagem descobrimos que longe de ser um mistério, existem muitas razoes pelas quais os nossos projetos não são concretizados. Encontramos três erros crassos que levaram o projeto babel a ruínas e a bancarrota (falência).

PRIMEIRO ERRO

Versículo 3, “(E disseram uns aos outros...) Como regra geral temos a mania de contar os nossos sonhos e projetos para muitas pessoas, não que seja errado compartilhar as nossas aspirações com os outros, a questão x é que às vezes abrimos o nosso coração para pessoas que são altamente pessimistas e negativas. Outro ponto importante neste primeiro aspecto é que quando falamos das nossas realizações pessoais a tendência é de atrairmos pessoas ciumentas e invejosas, foi o caso de José do Egito que pagou um alto preço ao revelar seus sonhos. Porem o ponto saliente neste primeiro erro sem dúvida alguma foi este : ” E disseram uns aos outros...” Uma reunião, um projeto que tinha a avaliação de engenheiros, arquitetos, pedreiros, artífices, mas faltava a avaliação e o aceite de Deus para a grande construção. Eu quero levar você a fazer uma reflexão: Quantas vezes contamos para todo mundo, os nossos sonhos e desejos e nao contamos para Deus?Todos sabem dos nossos projetos, Deus é o ultimo a saber.
O maior problema do projeto Babel foi este, todos foram convidados a participar, mas Deus ficou de fora. Quem sabe não está acontecendo o mesmo com você, Deus não tem lugar nos seus sonhos e projetos. O projeto Babel falhou porque faltou a avaliação do Criador.Pense nisto, sai ano e entra ano e você não consegue realizar seus sonhos, será que a sua aspiração não está caindo no mesmo erro do projeto Babel, Todos foram convidados para o coquetel de lançamento, menos o Senhor.
SEGUNDO ERRO


versículo 3, “Vinde, façamos tijolos e queimemo-los bem. Os tijolos serviram-lhes de pedra, e o piche de cimento.”O segundo erro de Babel foi trocar, permutar os materiais de construção. Jamais um bom construtor vai usar tijolos para a edificação de um prédio e betume no lugar do cimento. O que estamos vendo clara e nitidamente e que Babel era um projeto sem alicerce. Tudo na vida tem leis e normas que devem ser obedecidas, exemplos: A família sem sombra de dúvida é à base da sociedade. O colégio e a escola formam pessoas com alicerce, A natureza, a terra são regidas por leis, base esta , que foram estipuladas por Deus na criação. O grande Mestre Jesus proferiu uma parábola em Mateus capitulo 7. 24-29 com o tema “os dois fundamentos” que narra à saga de dois homens, um construiu uma casa na areia e o outro na rocha, vindo uma tempestade destruiu por completo a casa que erguida na areia, em contrapartida a casa que foi edificada sobre a rocha permaneceu inabalável. Neste segundo erro moram dois grandes perigos: Primeiro – Fazer as coisas sem ter base, alicerce. Jesus nos ensina uma grande lição em Lucas 14:28, 29, “Qual o homem que deseja construir uma torre, não se assenta primeiro para calcular as despesas e verificar os meios de concluí-la”? Este e o primeiro perigo, fazer as coisas sem ter nenhuma base sólida e substancial. O segundo – Trocar – Permutar. Permita-lhes contar uma pequena historia que aconteceu comigo após um culto. Uma senhora em prantos me procurou após a pregação e abriu seu coração dizendo: “ Pastor estou passando por diversos problemas e adversidades, estou perdendo tudo da noite para o dia.” Nas entrelinhas do nosso dialogo comecei a detectar o fator cruciante da questão, ora, aquela mulher havia feito uma troca de valores moral e espiritual, Deus estava ocupando o décimo quarto lugar em sua vida. Achamos o problema, durante anos Jesus Cristo foi o primeiro de sua vida, agora estava lá embaixo, o que houve? Simplesmente ela fez à mesma coisa do Projeto Babel, inverteu os valores, trocou Deus por tantas coisas e agora se encontrava em parafuso emocional. Babel não possuía alicerce e ademais fez tudo errado quando trocou os materiais da construção.
Será porque os nossos projetos não tem dado certo por estes dois motivos?
TERCEIRO E ULTIMO ERRO DO PROJETO BABEL


Versículo 4 “Vinde, edifiquemos para nos uma cidade e uma torre cuja o tope chegue até aos céus e tornemos celebres o nosso nome, para que não sejamos espalhados por toda a terra.” Empáfia, soberba, orgulho, jactância dominavam aquela construção. A bíblia diz: “Se o Senhor não guardar a cidade, em vão vigia a sentinela.” Infelismente um projeto sem a guarda e a protecao de Deus esta fadado ao insucesso. Deus se quer foi citado como avalista deste projeto. Eu pessoalmente penso que Deus muitas vezes que nos ajudar direta e indiretamente em nossos sonhos, porem travamos o Senhor , não o convidando para fazer parte das nossas realizações. Lembro-me de um pensamento de Lutero que diz: “Tudo que retive em minhas mãos perdi; porem, tudo que coloquei nas mãos de Deus tenho até o dia de hoje” Permita que Deus seja o Senhor da sua vida e de seus projetos. O Salmo 37:5 diz: “Entrega os teus projetos e sonhos a Deus confia nele e Ele te ajudará a concretizá-los”. Agora estamos diante do mais grave erro desta cidade, “Para que cheguemos ao ceu e tornemos celebre o nosso nome.” O limite traçado por Deus para o homem não passa de um a vida nesta terra, aqui é o nosso limite, o céu e o limite de Deus e ponto final. A Bíblia diz: “De que adianta o homem ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma”.O projeto Babel já mais iria dar certo, pois era em projeto arrogante, jactancioso , empafioso e cheio de orgulho. Queremos trazer a baila que alem de babel outros projetos também não tiveram sucesso.
O projeto Titanic que foi lançado em meados de 1910 e no seu batismo a imprensa inglesa divulgou uma nota em que o responsável desta obra gigantesca dizia: “ Nem o proprio Deus afunda este navio” toda a historia humana sempre veremos os orgulhosos serem abatidos. Na madrugada do dia 12 de abril de 2012 infelismente o Ttitanic submergiu matando 1522 pessoas. Uma pitada de humildade só faz bem para a nossa saúde.
PROJETO TITANIC 1909


Os homens sempre estao desenvolvendo projetos e concretizacoes em que Deus esta alijado. Nao e convidado para fazer parte , ja que por si os homens de uma forma geral nao querem da a Gloria a Deus , mas querem receber todos os aplausos. Um outro projeto fadado ao insucesso foi as torees gemeas. Incrivel e que os homens sempre tropecam em suas palavras, foi o caso dos engenheiros e arquitetos que fizeram as torres gemeas , eles anunciaram nos jornais americanios que nem mesmo uma colisao com um Boing 707 o maior aviao da epoca derrubariam as torres.

PROJETO TORRES GEMES 1970
Vejamos um resumo de alguns projetos em que Deus nao deu a sua palavra de avaliacao. Projetos estes que Deus foi completamente excluido.

Que os seus projetos , sonhos , aspiracoes possam ser concretizados com a avaliacao do Deus Todo Poderoso, O Todo Suficiente e que, possamos depender única e exclusivamente de sua ajuda, pois o próprio Cristo disse em João 15:5b “porque sem mim, nada podeis fazer.”

Meditacao:

" O coracao do homem pode fazer muitos projetos, mas e o Senhor que toma todas as decisoes". Pv 16.1
Que O Eterno os abencoe rica e poderosamente.
Um forte abraco de seu amigo,
Pr. Jonathan Rangel

2 comentários:

Adriana Rangel disse...

Que vidas possam ser abencoadas nesse lugar.
Te amo!!

Vilma Pires disse...

Maravilhosa lição.Nunca mais vou me esquecer de que preciso contar os meus sonhos para Deus em primeiro lugar.Seja abençoado por Deus nosso Pai Eterno.