Pages

A Lição do Bambu Chinês



Depois de plantada a semente deste incrível arbusto, não se vê nada durante 5 anos. Todo o crescimento é subterrâneo, invisível a olho nu, mas, uma maciça e fibrosa estrutura de raiz, que se estende horizontalmente pela terra está sendo construída. Após cinco anos de muita expectativa ele brota e começa a crescer e para surpresa de muitos, ele chega a alcançar vinte e cinco metros de altura. Um escritor americano escreveu: "Muitas coisas na vida pessoal e profissional são iguais ao bambu chinês": Às vezes trabalhamos, investimos tempo e dinheiro , fazemos um esforço tremendo, fazemos de tudo para nutrir nosso crescimento, e, às vezes não se vê nada por semanas, meses, ou anos, parece que Deus se esqueceu de nos. Recordo-me do Salmo 13 em que Davi escreve: “Ate quando te esqueceras de mim”... Ate quando te esconderas de mim o teu rosto... Ate quando a minha alma verá a tristeza... Ate quando as adversidades virão sobre mim...? Existem momentos na vida que bombardiamos os céus com o nossos questionamentos. Porque isso Senhor?Ate quando? A verdade e que nos somos imediatistas e muitas vezes não sabemos esperar em Deus. Infelizmente, estamos ligados a um sistema que nos leva para uma inquietação constante.
Muitos homens e mulheres de Deus passaram por longos processos de espera, exemplos: Abraão e Sara só alcançaram a promessa após vinte e quatro anos na fila. Ana, chorou , angustiou-se, viveu sob os vales da amargura durante anos, ate ser visitada pelo Senhor e ficar grávida de Samuel. O próprio Moisés depois de longos quarenta anos de espera foi escolhido por Deus para libertar o povo de Israel da mão de Faraó. Sabe o que penso sobre esta questão? E que nos, os seres humanos vivemos debaixo de um tempo chamado relógio e somos infelizmente guiados por ele, e ao mínimo de zelo deste tempo nos apavoramos e entramos em parafuso emocional, achando que não conseguiremos atingir os nossos sonhos e objetivos. O sábio Salomão faz um dos mais belos discurso sobre esta questão no livro de Eclesiastes. Ele diz: “Tudo tem seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu” Ec. 3.1. O que mais me preocupa em relação às pessoas e que nos não temos a paciência exata que deveríamos ter para administrar os produtos das adversidades. Jesus Cristo o filho de Deus nos ensinou no sermão do monte uma grande terapia, a saber: “Não andeis, pois, inquietos, dizendo: Que comeremos”?Ou: Que beberemos? Ou: Com que nos vestiremos? Decerto vosso Pai Celestial bem sabe que necessitais destas coisas. Mas buscai em primeiro lugar o seu reino e a sua justiça e todas as coisas vos serão acrescentadas”. Não andeis preocupados com o dia do amanha. Porque o dia do amanha pertence a Deus. Basta viver a cada dia o que passou”. Mateus 6.31-34
Nos sabemos que somos humanos, imperfeitos e muitas vezes não temos estrutura para suportar os desafios e percalços que a vida nos propõe. A Bíblia diz em provérbios que se nos abatermos no dia da angustia a nossa forca será pequena, nos não podemos permitir que as intempéries da vida venham nos afogar, precisamos pedir a Deus forca para caminhar nos dias de dificuldades, alias o salmista nos diz clara e nitidamente no salmo 91.15 “Ele me invocara, e eu lhe responderei; estarei com ele na angustia; livralo-ei e o glorifararei”. Não sei se foi possível à observação na preposição: “estarei com ele na angustia... Ele não disse que nos livraria da angustia, e sim na angustia. Dois exemplos clássicos são: Daniel na cova dos leões. Deus não livrou Daniel de ser lançado dentro da cova, porem, o livrou na cova. Sadraque, mesaque e Abdenego foram lançados dentro de uma fornalha de fogo ardente. Deus não os livrou de serem lançados dentro de uma fornalha, pois Deus os livrou na fornalha. Estes exemplos clássicos nos revelam que Deus esta conosco todos os dias, vinte quatro horas por dia.
NOS SERVIMOS A UM DEUS QUE NOS LIVRA NA ANGUSTIA, NA COVA, NA FORNALHA, NO PROBLEMA , NA ADVERSIDADE. Sabe o que isto significa? E Que ele tem cuidado de nos. ALELUIAS!!!
Posso ver pelos olhos da fé que Deus esta abrindo mares, rios, derrubando Jericos, muralhas que aos nossos olhos são intransponíveis, mas para Deus e simplesmente nada, pois Ele e o grande El shaday, com diz o poeta : “Que abriu o mar vermelho e aos seus filhos fez passar, e da rocha água viva fez brotar... O meu Deus e o Deus do impossível...”Glorias Eternas sejam dadas ao nome do Senhor!!
Alguns conselhos que quero compartilhar com vocês
· Nos momentos imprevisíveis não se de por vencido prematuramente. Acredite, Deus pode mudar a sua sorte num piscar de olhos.
· Não se deixe enganar e fique procurando pecados que você cometeu achando que eles estão atraindo desgraça para a sua vida. “Assim que, se alguém esta em Cristo nova criatura; as coisas velhas já passaram e tudo se fez nove”. II Corintios 5.17
· Tenha paciência e seja perseverante. Nada acontece da noite para o dia, tudo tem o tempo certo. O seu tempo chegara.
· Não desista, não entregue os pontos, o jogo ainda não terminou.

E por fim, o bambu chinês nos deixa grandes lições que estão em coadunação com as Santas Escrituras. Que possamos aprender a cada dia que os problemas são resolvidos e as dificuldades sao administraveis. Devemos fazer o que o Salmista Davi nos esnsina no Salmo 40.1 " Esperei com paciencia no Senhor, e Ele se inclinou para mim, e ouviu o meu clamor."

“Aquietai-vos e sabei que sou Deus...” Sl. 46.10

1 comentários:

Demo disse...

Carta aberta á
“Pastora” (sic) Márcia Chaves

Ao assumimos a critica a algo ou alguém, temos a obrigação de, por uma questão de civismo e educação até, deixar um espaço aberto ao direito de resposta e refutação dos nossos argumentos, evitando de forma cobarde e hipócrita fechar os comentários e apagar mensagens, a menos que pretendamos erguer “muros” que visem proteger algum suspeito e insuficiente amor á verdade ou então que estejamos a exercer os ensinamentos que o nosso “deus” (sic) nos ordena e obriga.

No post que me é dirigido, e mesmo que seja uma das características da sua religião, é lamentável que faça uso da mentira, um pecado segundo determinado “deus”, tentando justificar alguma hipocrisia e ignorância quanto aos seus preconceitos.
O fundamentalismo exclui por natureza a possibilidade de admissão de erro. A ignorância e a falta de inteligência também.

Eu apenas comentei e questionei porque razão intimidava os crentes, minimizando as suas capacidades cognitivas, impedindo-os de questionar se as suas dúvidas serão verdadeiras ou não, impedindo-os de submete-las á discussão pública na procura de eliminar o erro e a ilusão.

Nunca ataquei nem referi os evangelhos que, como colectânea de textos da antiguidade, escritos, emendados, corrigidos e censurados pelo homem terão sido uma escolha por conveniência, entre outros textos tão válidos e credíveis que em determinados aspectos contrariam e contradizem uma doutrina alicerçada em dogmas e conveniências, estarão ultrapassados e desfasados da realidade e deverão ser interpretados apenas em determinado contexto e nunca de forma literal.
Falar de “evangelhos” e de verdade é tentar justificar o injustificável ou promover uma regressão ao obscurantismo, pois a “terra” já deixou de ser o centro do universo, passando a estar no extremo de uma galáxia e “Adão e Eva” já passaram a mitologia, porque se não foram primatas terão sido parentes muito próximos.
Quanto aos “evangelhos” poderemos discuti-los, canónicos ou apócrifos, bem como as razões porque foram assim classificados, poderemos falar de partes desaparecidas e outras convenientemente subtraídas. Se preferir poderemos falar de algumas partes das “escrituras”, do Levítico que sugere que a escravidão é aceitável ou do Deutoronômio que sugere apedrejar o seu filho se ele se desviar da fé ou optar por outro “deus”.

Quanto a Jesus, poderemos esgrimir argumentos neste espaço, disponibilizado pelo “Google” e não por divindade alguma, desde que tenhamos o bom senso de escolhermos se queremos discutir o Jesus da história ou o Cristo da fé.

Não sou crente e não me incomoda o facto de se acreditar em superstições. O que me incomoda é promover-se a arbitrariedade com o fim de justificar uma crença através de demagogia, ilusão, improbabilidade e mentira. Uma crença justificada em algo que não se pode questionar não é caminho para verdade nenhuma é, no mínimo, aceitar ideias agradáveis ou confortáveis, por serem agradáveis ou confortáveis, sem nos darmos ao trabalho de tentar saber se são verdadeiras.

Seria interessante manifestar a sua opinião sobre heresia e herege, que pode ser qualquer pessoa cujas opiniões não nos agradem ou que mereça a nossa denuncia.
Segundo a tradição, “herege” é alguém que se desvia da verdadeira fé. Mas o que é que define essa verdadeira fé? Quem é que a classifica assim e porque razões?

Demo